sábado, 22 de janeiro de 2011

Tivémos pena de não podermos estar mais tempo na "Gruta das histórias" mas, prometemos à Luzia que em breve estaríamos de volta, pois também iremos participar noutro projecto intitulado:  "Na Morada do Tempo". Beijinhos à Luzia...
Houveram ainda outras histórias de que também gostámos e até fomos nós que as escolhemos...agrada-nos uma em particular que se chama: "As Preocupações do Billy". No ano passado fizemos os "Bonecos das Preocupações", na nossa sala de jardim de infância.
Já conhecemos a Luzia e também sabemos que ela tem sempre histórias novas e fantásticas para nos contar! Gostámos de uma em especial...era uma fábula muito divertida que se chamava: "A Ovelha e o Lobo". Fartámo-nos de rir!
Foi nesta "Gruta das histórias" que tudo se passou...

Visita de Estudo à Biblioteca Municipal de Beja

No dia 19 de Janeiro efectuámos a nossa primeira Visita de Estudo à Biblioteca Municipal de Beja. Assistimos e participámos no projecto - "Livros na Ponta dos Dedos" -.

"Dia de Reis"




No passado dia 6 de Janeiro, comemorámos o "Dia de Reis" com os colegas da escola do 1º ciclo. Visualizámos um Power Point na biblioteca escolar ilustrativo da "estrela" que terá guiado os Reis Magos até Belém. Cantaram-se as "Janeiras", tendo sido a docente da AEC - Música -, a responsável por essa "surpresa". Na nossa sala, confeccionámos "coroas" e elaborámos um placar sobre esta comemoração, o "Dia de Reis"; história relacionada, origem do "Bolo Rei" e, ainda, a comemoração desta data noutros países da Europa.

"Jornalinho"

O Departamento Pré-escolar publicou a 1ª edição do Jornal Escolar - "Jornalinho". No mesmo participaram todos os alunos e educadoras, assim como os docentes dinamizadores da rede de bibliotecas do agrupamento. Procedeu-se ao lançamento do "Jornalinho" na Escola Sede, tendo sido distribuido dois exemplares para cada jardim de infância. Esta iniciativa tem como objectivo dar a conhecer/partilhar o que se realiza nos diferentes estabelecimentos de educação pré-escolar, aos pais e encarregados de educação, alunos, colegas de outros ciclos de escolaridade e, também, à comunidade em geral.

Actividades/Projectos de Janeiro

A Associação de Pais do nosso Agrupamento desenvolveu um projecto de angariação de materiais diversificados, usados mas em bom estado, para distribuir pelos jardins de infância, no sentido de minimizar algumas lacunas existentes. Deste modo e, com a colaboração de educadores e encarregados de educação, foi possível recolher jogos, livros e outros materiais que, posteriormente, foram entregues por elementos da Associação de Pais nos respectivos jardins de infância.

sábado, 15 de janeiro de 2011

"Programa Eco-Escolas"

As tampinhas recolhidas também serviram para fazer contagens segundo a cor, para depois formar conjuntos e registar graficamente, os mesmos.

"Programa Eco-Escolas"

Na nossa sala de actividades também juntamos tampinhas que guardamos.

"Geração Depositrão"

As recolhas estão a ser afectuadas com a colaboração de alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, agentes da Escola Segura, autarquia local e comunidade em geral.

"Geração Depositrão"

Novidade! Na nossa escola e, no âmbito do Programa Eco-Escolas já cá temos o Depositrão. Agora é só recolher pequenos domésticos e pilhas, apostando em Reduzir, Reciclar, Reutilizar.

"O Mundo em Nós"

O nosso jardim de infância é o nosso mundo e todos os dias aprendemos algo que nos ajuda a compreender quem somos, qual a nossa missão, como lidar com o que nos preocupa, enfim, tudo o que faz parte do crescimento.
"O Mundo em Nós" é um projecto que está a ser desenvolvido por todos os jardins de infância do Agrupamento Nº1 de Beja e que aposta na promoção de atitudes, valores e aspectos relacionados com cidadania perante o panorama multicultural, associado à sensibilização e promoção do respeito pelos diferentes povos e culturas.
Numa primeira fase, já dialogámos e pesquisámos na internet sobre aspectos relacionados com diferentes povos, culturas e raças - localização geográfica, vestuário, tipo de habitação, clima, língua oficial, tradição musical e alimentação -. Também já confeccionámos fantoches - a partir de material de desperdício -, ilustrativos do menino branco, amarelo, castanho, preto e vermelho, inspirados na história de Luísa Ducla Soares - "Meninos de Todas as Cores" -.
E é com alguns registos fotográficos destas actividades implementadas que vos vamos deixar...por agora!





quarta-feira, 12 de janeiro de 2011