segunda-feira, 30 de maio de 2011

Programa Eco-Escolas - Água

Hoje, dia 30 de Maio, fomos visitar a ETAR de S. Matias. Deslocámo-nos em carrinhas da Câmara Municipal de Beja e da Junta de Freguesia de S. Matias. O senhor Presidente da Junta de Freguesia explicou-nos o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas, desde o local onde se faz o tratamento da mesma, ao local de escoamento/saneamento. Verificámos que não existem cheiros no local de despejo, o que é muito bom! Foi uma visita de estudo bem divertida e, com alguma chuva, o que não estranhámos, pois o nosso estudo "metia mesmo água".

quarta-feira, 25 de maio de 2011

LER + (sessão de leitura na biblioteca escolar)

Hoje, a professora Carla apresentou-nos um livro que não conhecíamos. Tratava-se da história de uma menina que desejava muito ter um cão - "Amélia quer um cão" -. Ela conseguiu convencer o seu pai a oferecer-lhe um cão...e de que maneira! Um cão sempre seria melhor do que uma baleia, um cavalo, uma águia, um elefante...Também ilustrámos a história contada; ora vejam:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

LER +

"Bernardino" foi o livro hoje apresentado pela educadora. É mais um livro da "Caixa do Pré-Escolar" que vos queremos dar a conhecer. Trata-se da história de um leãozinho que gostava de fazer coisas diferentes...e, por isso, o seu pai reclamava que ele não servia para nada...Bernardino, muito triste, resolveu partir rumo a novas descobertas...entretanto, aprendeu a tocar flauta para "espantar" a tristeza que sentia. Um dia, iria voltar para tocar para o seu pai! No seguimento da exploração deste livro, surgiu a ideia de realizar uma actividade de expressão musical.





sábado, 21 de maio de 2011

Ciências - "Bichinhos da seda"

Ora, não querem lá ver? De um dia para o outro...mais um casulo! isto está a ficar muito interessante! Tão interessante que até registámos fotograficamente e através do desenho, a evolução dos nossos bichos da seda.



LER +

Este foi mais um livro da "Caixa do Pré-Escolar" que a nossa educadora nos apresentou. Fala da amizade e de "pequenas coisas" que às vezes a podem estragar...conversámos muito sobre situações da nossa vida em que, por vezes, pedir "desculpa" se torna uma das "palavras mágicas"...pois há outras.




LER +

Na passada quarta-feira, o professor Luís apresentou-nos um livro que nos agradou bastante. Tratava-se do livro "O que se vê no abc"" que mostrava as letras maiúsculas e minúsculas. Nós já conhecemos quase todas as letras do abecedário; às vezes, ainda confundimos um pouco as letras minúsculas. Também já sabemos que existem umas letras especiais que se chamam vogais e já vimos uma história digital de que gostámos muito e que se chama "No Reino das Letras Felizes".











segunda-feira, 16 de maio de 2011

LER +

Hoje, a educadora apresentou-nos a história "Panda e a Lua Mentirosa". É uma história divertida e que nos fala sobre "As Fases da Lua".



Ciências - "Bichinhos da seda"

Surpresa!!! Hoje fomos observar os bichos da seda, como fazemos todos os dias e, qual não foi o nosso espanto, quando abrimos a caixa onde eles se encontram e vimos dois casulos! Já sabíamos que, mais dia menos dia, isso iria acontecer...mas, ver ao vivo, é bem diferente!



sexta-feira, 13 de maio de 2011

LER +

Hoje também ficámos a conhecer a história "O Dragão Irritante". Esta história estava na nossa "Caixa do Pré-Escolar". É uma história muito engraçada e gostámos muito da sua ilustração. Fizemos desenhos e vamos mostrar-vos alguns.





Ciências - "Bichinhos da seda"

Também encontrámos um esquema que ilustra o ciclo de vida dos bichos da seda. Ora vejam:



Ciências - "Bichinhos da seda"

Hoje fomos pesquisar na Internet sobre os bichos da seda. Ficámos a saber que, no Brasil, se faz a criação destes animais a nível de produção comercial. Existem mesmo quintas que se dedicam exclusivamente à produção industrial dos bichos da seda, cujo objectivo final é a produção da seda. Vamos deixar-vos com uma das imagens do sítio que visitámos.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

LER +

Na passada quarta-feira, a professora Carla apresentou a história "A Árvore generosa". Fizemos desenhos que vos vamos mostrar.







terça-feira, 10 de maio de 2011

Programa Eco-Escolas - Energia

No passado dia 5 de Maio realizou-se na nossa escola uma sessão sobre "ENERGIA", com a colaboração de um técnico da Quercus. Falou-se da energia natural, das energias renovavéis, do consumo energético e dos comportamentos a adoptar na poupança de energia.
Na nossa aldeia já existem muitas casas com painéis solares. A Junta de Freguesia de S. Matias é um dos locais onde é aproveitada a energia solar.







 

Ciências - "Bichinhos da seda"

No nosso jardim de infância continuamos muito entusiasmados com as observações da evolução  dos bichos da seda! Também conhecemos a história "Lagartinha comilona" e, a partir daí, já realizámos vários trabalhos. Agora, só nos resta ver, ao vivo, essas transformações que, sabemos, irão acontecer. Tem sido bem divertido!







"Dia da Mãe"

Olá amiguinhos! Queremos dizer-vos que para o "Dia da Mãe" fizemos duas prendas. Uma delas foi feita a partir de papel que reciclámos na nossa escola e a outra, uma caixa guarda-jóias, também foi decorada por nós com papel de veludo e tintas próprias de decoração. As mães ficaram muito contentes com estes presentes!