segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reciclagem de papel

Olá amigos! Há já alguns dias que decidimos reciclar papel para criar um livro também relacionado com o projetos que estamos a desenvolver na nossa sala "Da semente ao pão com energia solar". Neste livrinho iremos escrever algumas rezas e benzeduras sobre o pão e também lengalengas, rimas e canções relacionadas com o pão.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

"Dia 25 de abril - Revolução dos Cravos"

Ora viva! Vamos deixar-vos com mais umas fotografias dos trabalhos que elaborámos no âmbito das comemorações do "Dia 25 de abril".






terça-feira, 24 de abril de 2012

"Dia 25 de abril de 1974" - textos e atividades

Olá a todos! Queremos apresentar-vos algumas sugestões de atividades para trabalhar a temática "Dia 25 de abril de 1974". Principalmente para os meninos do 1º ciclo que já sabem ler e escrever mas, também para nós, através da oralidade e desenho. Ora vejam:

Biblioteca Andarilha "O Medometro"

Ora viva! Hoje, pela manhã, tivemos a visita da Susana da Biblioteca Andarilha. Como sempre, proporcionou-nos uma atividade muito interessante e engraçada. Desta vez, apresentou-nos o "Medometro", uma caixa para "colocar" e "medir" os nossos "medos"...Também nos apresentou histórias diversas que falavam de monstros e de coisas assustadoras...Tivemos a oportunidade de falar sobre estes temas que, por vezes, nos preocupam apesar de sabermos que a maior parte dos nossos "medos" estão na nossa imaginação! ...






"Dia 25 de abril - a Revolução dos cravos"

Olá amiguinhos! Hoje, na nossa escola e em articulação com a turma do 1º ciclo, assinalámos o "Dia 25 de abril de 1974", pesquisando na internet sobre a "Revolução dos cravos". Ouvimos e aprendemos canções alusivas, dialogámos sobre o significado deste dia para todo o povo português, ficámos a saber quem foram os "Capitães de abril".... Deixamo-vos agora com algumas fotografias ilustrativas das nossas atividades.








segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projeto "Da semente ao pão com energia solar"

Olá amigos! Os nossos colegas do 1º ciclo têm conhecimento das atividades que estamos a desenvolver no âmbito do projeto Fundação Ilídio Pinho "Da semente ao pão com energia solar" e resolveram presentear-nos com a leitura e dramatização de um texto do livro do 4º ano, intitulado "O Trigo fez-se fatia". Numa fase final, a Cláudia, a Erica e o Leonardo fizeram desenhos e passaram o texto a computador para nos oferecer. Foi uma ideia muito interessante, da qual muito gostámos!







sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto "Pequenos Grandes Cientistas"

Ora viva! Hoje fomos realizar experiências com ímanes no Centro de Recursos Experimentais do agrupamento. Foi uma manhã bem passada com os nossos colegas do 1º ciclo e, importante mesmo, é que aprendemos muitas coisas sobre os ímanes, de uma forma divertida e descontraída.













segunda-feira, 16 de abril de 2012

Visita de Estudo à Quinta de Nossa Senhora da Saúde

Amiguinhos, vamos deixar-vos com mais umas fotografias em que somos nós a fazer pão. Também ouvimos e aprendemos as rezas para benzer o pão, como se fazia antigamente. Nesta visita de estudo contámos com a presença e colaboração da mãe da Carolina e da mãe, avó e bisavó do Dinis. Uma boa equipa que nos ajudou a reviver a tradição de fazer pão em forno de lenha.











Visita de Estudo à Quinta de Nossa Senhora da Saúde

Olá amigos! Hoje visitámos a Quinta de Nossa Senhora da Saúde, onde vive a bisavó do nosso colega Dinis. Nesta quinta ainda se faz o pão através do processo artesanal (forno de lenha). Preparámos a massa e vimos como se faz o pão e também fizemos pães com linguiça e biscoitos que levámos para o jardim de infância e para casa. Foi uma manhã muito bem passada; aprendemos imensas coisas e os pães e os biscoitos estavam deliciosos!