segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto "Da semente ao pão com a energia solar" - placares

Ora viva! Hoje comentámos os placares do projeto "Da semente ao pão com a energia solar". Vimos alguns trabalhos nossos e também de outros meninos de jardins de infância do agrupamento. Assim ficámos a saber o que todos fizeram nas suas salas em relação a este projeto.






quinta-feira, 24 de maio de 2012

Educação para os Afetos - Educação Sexual

Olá amiguinhos!Gostaríamos de vos convidar a ver este power point interativo que nos permite dialogar e refletir sobre aspetos muito importantes da nossa vida - os Afetos.

Educação Sexual na 1ª infância - "A história do Pedrinho e da Joana"

Ora viva! Vamos deixar-vos com mais uma apresentação direcionada para a abordagem da Educação Sexual em idade Pré-Escolar. Esperemos que gostem.

Educação Sexual - Abordagens para a Educação Pré-Escolar

Olá amigos! Temos vindo a trabalhar histórias reais e digitais sobre as diferenças físicas entre meninos e meninas e encontrámos apresentações bastante divertidas e educativas sobre estes assuntos. Aqui fica uma dessas histórias!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Biblioteca Andarilha - Projeto "A Hora do Lobo"

Ora viva! Hoje tivemos a Biblioteca Andarilha em S. Matias e a Professora Susana veio à nossa sala com a "sua mala" cheia de novidades! Contou-nos histórias muito engraçadas e, no final da sessão fizemos um jogo com o qual nos divertimos imenso "A armadilha do lobo"....ora vejam:






sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto Ilídio Pinho - "Da semente ao pão com energia solar" - O moinho de vento em maquete

Ora viva! O nosso moinho em maquete já está pronto! Fomos para o recinto exterior ver as velas do moinho a rodar com o vento. Está lindo! Ora vejam:







Quinta-feira de Ascensão - "Dia da Espiga"

Olá amiguinhos! Hoje falámos sobre o significado da comemoração do "Dia da Espiga"; vimos o ramo de flores, espigas e plantas que é tradição apanhar no campo na quinta -feira de Ascensão. Ficámos ainda a saber o significado de cada planta e flor.





quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plano Nacional de Leitura - LER+

Olá amigos! Hoje trabalhámos um livro novo da "Caixa do Pré-Escolar" que se intitulava "História da Baleia". Tratava-se de uma história muito divertida e em "tons de azul". Gostámos muito da sua ilustração.









Projeto "Da semente ao pão com a energia solar"

Ora viva! Cá estamos novamente para vos contar as novidades! Hoje, na nossa sala confecionámos pão no forno elétrico que a D. Andrea trouxe de casa da Carolina. Prepararam-se os cereais, as farinhas e fermento e, ainda, o mel e a água. Depois colocou-se toda esta mistura no forno elétrico e esperámos que o pão cozesse. Algum tempo depois, o pão estava cozido e provámo-lo. Estava uma delícia!












 

Plano Nacional de Leitura - LER+

Olá amigos! Hoje ouvimos uma história muito engraçada e com a qual nos divertimos bastante. Trata-se da história "O Tigre Xadrez". Aprendemos a fazer a distinção entre "vertical" e "horizontal" que, por vezes, cofundimos...








sexta-feira, 11 de maio de 2012

Plano Nacional de Leitura - LER+ "As Cores"

Ora viva! Sobre a primavera e a história das cores surgiram desenhos magníficos. Estes foram dois deles que vos queremos mostrar.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projeto "Da semente ao pão com energia solar" - Visita de Estudo a S. Miguel do Pinheiro

Olá amigos! Cá estamos de novo para vos dar as novidades. Hoje, fomos visitar o moinho, a casa/museu e a padaria de S. Miguel do Pinheiro, uma aldeia que fica perto de Mértola. Fomos com os nossos colegas de Neves e Baleizão. Estava muito calor mas nem por isso gostámos menos da visita de estudo que realizámos no âmbito do Projeto Fundação Ilídio Pinho - "Da semente ao pão com energia solar". Deixamo-vos com algumas fotografias desta nossa visita de estudo.